top of page

Lembrete: Beber água


Que grande parte do nosso peso corresponde a água, não é novidade, que a devemos ingerir com frequência, também não, mas quantos se preocupam verdadeiramente em ingerir a quantidade de água adequada?


Qual a quantidade ideal? Pois bem, embora exista um cálculo, esse valor pode variar.

Idealmente deve existir um equilíbrio entre a água que se ingere e a que se perde, desta forma mantém-se o equilíbrio hídrico e evita-se a desidratação. Esta pode ocorrer por baixa ingestão de água, ou em situações de vómito, diarreia, sudorese (transpiração) excessiva, insuficiência renal, queimaduras ou uso de diuréticos.


𝗔 𝗶𝗻𝗴𝗲𝘀𝘁𝗮̃𝗼 𝗮𝗱𝗲𝗾𝘂𝗮𝗱𝗮 𝗱𝗲 𝗮́𝗴𝘂𝗮 𝗽𝗿𝗲𝘃𝗶𝗻𝗲 𝗼 𝘀𝘂𝗿𝗴𝗶𝗺𝗲𝗻𝘁𝗼 𝗱𝗲 𝗽𝗲𝗱𝗿𝗮𝘀 𝗻𝗼 𝗿𝗶𝗺, 𝗽𝗿𝗼𝗺𝗼𝘃𝗲 𝗮 𝗿𝗲𝗴𝗲𝗻𝗲𝗿𝗮𝗰̧𝗮̃𝗼 𝗰𝗲𝗹𝘂𝗹𝗮𝗿, 𝗮 𝗲𝗹𝗶𝗺𝗶𝗻𝗮𝗰̧𝗮̃𝗼 𝗱𝗲 𝘁𝗼𝘅𝗶𝗻𝗮𝘀 𝗲 𝗮𝘁𝗿𝗮𝘀𝗮 𝗼 𝗽𝗿𝗼𝗰𝗲𝘀𝘀𝗼 𝗱𝗲 𝗲𝗻𝘃𝗲𝗹𝗵𝗲𝗰𝗶𝗺𝗲𝗻𝘁𝗼, 𝘁𝗼𝗿𝗻𝗮𝗻𝗱𝗼 𝗮 𝗽𝗲𝗹𝗲 𝗺𝗮𝗶𝘀 𝘀𝘂𝗮𝘃𝗲.


Quer saber qual a quantidade que deve ingerir? Deixo-lhe aqui o cálculo, para um adulto saudável, em condições normais de gasto hidrico.


𝙌𝙪𝙖𝙣𝙩𝙞𝙙𝙖𝙙𝙚 𝙙𝙚 𝙖́𝙜𝙪𝙖 (𝙇) /𝙙𝙞𝙖 (𝙖𝙙𝙪𝙡𝙩𝙤 𝙨𝙖𝙪𝙙𝙖́𝙫𝙚𝙡) = 𝙋𝙚𝙨𝙤 (𝙠𝙜) 𝙭 𝟬,𝟬𝟯𝟱


[exemplo: Eu peso 54 kg, portanto 54 x 0,035= 1,9L de água por dia]


𝘐𝘯𝘷𝘪𝘴𝘵𝘢 𝘦𝘮 𝘢𝘭𝘪𝘮𝘦𝘯𝘵𝘰𝘴 𝘳𝘪𝘤𝘰𝘴 𝘦𝘮 𝘢́𝘨𝘶𝘢 𝘤𝘰𝘮𝘰 𝘢 𝘮𝘦𝘭𝘢𝘯𝘤𝘪𝘢, 𝘱𝘦𝘱𝘪𝘯𝘰, 𝘢𝘯𝘢𝘯𝘢́𝘴, 𝘵𝘰𝘮𝘢𝘵𝘦, 𝘤𝘦𝘯𝘰𝘶𝘳𝘢, 𝘯𝘢𝘣𝘰, 𝘮𝘰𝘳𝘢𝘯𝘨𝘰𝘴, 𝘮𝘢𝘤̧𝘢̃, 𝘮𝘦𝘭𝘰𝘢;


Se tem dificuldade em ingerir água experimente aromatizar com limão e hortelã, laranja e limão, melancia e alecrim, ou outras combinações a seu gosto, deixe repousar no frigorífico durante umas horas e desfrute de uma água aromatizada a seu gosto ao longo do dia. Também pode preparar de véspera as suas infusões preferidas, deixar arrefecer para as beber ao longo do dia, neste caso tenha em atenção que deve variar as infusões. 😉


-------


Comentarios


Núria Nunes

Nutricionista 

CP 4078N

nuria@nurianunes.com

Tel: + 351 916 353 777

  • Instagram
  • Facebook
  • YouTube

© 2022 por Núria Nunes

bottom of page