top of page

O 8 ou 80 da alimentação


O 8 ou 80 da alimentação é um fenómeno muito frequente e de alto impacto. Ora se está em modo restritivo em que a alimentação se baseia a grelhados e legumes, com uma ingestão diárias de 1000kcal, ora se ataca a prateleira da bolachas e se vive de junk food e refrigerantes com 3500kcal por dia.


Os extremismos são maus em tudo, política, desporto, religião, alimentação, etc…


𝖭𝖺̃𝗈 𝖾𝗑𝗂𝗌𝗍𝖾 𝗌𝖾𝗀𝗋𝖾𝖽𝗈 𝖼𝗈𝗆 𝖺 𝖺𝗅𝗂𝗆𝖾𝗇𝗍𝖺𝖼̧𝖺̃𝗈, 𝗆𝖺𝗌 𝗌𝖾 𝖾𝗑𝗂𝗌𝗍𝗂𝗌𝗌𝖾, 𝗈 𝗌𝖾𝗀𝗋𝖾𝖽𝗈 𝖾𝗌𝗍𝖺𝗋𝗂𝖺 𝗇𝗈 𝖾𝗊𝗎𝗂𝗅𝗂́𝖻𝗋𝗂𝗈.


De que serve entrar num regime altamente restritivo se não o vai suportar durante muito tempo (ás vezes apenas dias, ou semanas)?


Ao fim de pouco tempo começam os ‘cravings’ (desejos) de certos alimentos ricos em hidratos de carbono, que vai levar a uma ingestão desse alimento, que invariavelmente desencadeia uma espiral de ‘perdido por 100, perdido por 1000’. Rapidamente um ingestão inicialmente não calculada se torna num desgoverno alimentar, muitas vezes associado a sentimentos de culpa e de fracasso.


𝗘𝗾𝘂𝗶𝗹𝗶́𝗯𝗿𝗶𝗼. 𝗦𝗼́ 𝗶𝘀𝘀𝗼.


Controlar porções, fazer substituições de alimentos, pelos seus homónimos em versão light, magra, ou sem açúcar, reduzir as quantidades de gordura usada na confeção, trocar carnes vermelhas por carnes brancas livres de peles e gorduras, são pequenas mudanças que se fizer no seu dia-a-dia têm muito mais impacto no seu peso, do que esse zigue zague alimentar.


Os resultados serão largamente melhores se conciliar com exercício físico, nem que seja a tão afamada caminhada de 30 minutos diária. ☺️


——-


Comments


Núria Nunes

Nutricionista 

CP 4078N

nuria@nurianunes.com

Tel: + 351 916 353 777

  • Instagram
  • Facebook
  • YouTube

© 2022 por Núria Nunes

bottom of page